3. Recursos
O SCBR disponibiliza uma ampla gama de recursos voltados à simulação de cenários de contaminação, oferecendo suporte ao gerenciamento ambiental e à remediação de áreas impactadas. A seguir, são apresentados alguns dos principais recursos disponíveis no SCBR.
3.1 Banco de dados
Para o armazenamento de informações, o SCBR conta com dois bancos de dados: a Base de Dados Mestre e a Base de Dados Específicos.
A Base de Dados Mestre contém um banco de dados físico-químico, toxicológico e hidrogeológico disponível para todos os arquivos .scbr criados no computador do usuário. Essa base de dados conta com dados de 1395 compostos de interesse encontrados nos seguintes produtos: Álcool, Combustível, Gasolina Brasileira, C5+, Gasolina Pura, Nafta e Óleo Diesel. Além disso, ela contém os valores das propriedades físicas de 8 diferentes tipos de solo e os parâmetros toxicológicos de todos os compostos químicos catalogados. O usuário tem a possibilidade de adicionar novas informações ou editar as existentes, como as características das substâncias químicas (benzeno, tolueno, etc.), dos produtos (gasolina, etanol, etc.), tipos de solo e dados hidrogeológicos.
Por outro lado, a Base de Dados Específicos corresponde ao banco de dados do arquivo de simulação em que o usuário está trabalhando. Os arquivos salvos nessa base de dados ficam disponíveis somente no novo arquivo criado, independente do computador em que for aberto. Ao criar uma simulação, o SCBR automaticamente gera uma Base de Dados Específicos do arquivo similar à Base de Dados Metre existente no computador do usuário.
Caso necessário, SCBR permite importar ou exportar dados entre a Base de Dados Mestre e a Base de Dados Específico do arquivo aberto (criado para uma nova simulação).
3.2 Legislação Ambiental
Para auxiliar o usuário no Gerenciamento de Áreas Contaminadas, o SCBR apresenta o comando de “Legislações Ambiental”, que apresenta as principais legislações ambientais referentes ao tema.
3.3 Inspetores
O comando Inspetores, no Módulo Resultado, permite que sejam obtidas informações sobre os resultados das simulações em pontos ou regiões específicas do domínio de simulação. Existem três tipos de inspetores: Inspetor de Ponto, Inspetor de Polilinha e Inspetor de Área. Os resultados de interesse podem ser visualizados através de gráficos no mesmo módulo.
3.4 Mapas e Gráficos
A maioria dos resultados gerados para um cenário de contaminação simulado pode ser visualizada por meio de mapas e gráficos no Módulo Resultados. A seguir, são apresentados os mapas e gráficos produzidos pelo SCBR.
Mapa de Velocidade
Apresenta a direção, o módulo e o sentido do vetor velocidade.
Mapa de Grade
Apresenta a malha (volumes de controle) definida para o domínio de simulação.
Mapa Potenciométrico
Apresenta o campo potenciométrico através de curvas isopotenciométricas.
Mapa de Concentração
Para cada contaminante simulado na fase dissolvida, é gerado um mapa de isoconcentração, cuja variação é apresentada ao longo do tempo de simulação.
Mapa de Concentração de Exposição
Refere-se à concentração medida no meio, como água subterrânea, solo subsuperficial e solo superficial, utilizada no cálculo do risco à saúde humana.
Mapa de Risco Carcinogênico e Não Carcinogênico
Esses mapas são gerados com base no cálculo do risco à saúde humana. O SCBR oferece três tipos: Total (risco carcinogênico e não carcinogênico), Meios Contaminados e Receptores. Todos consideram múltiplas rotas de exposição e substâncias químicas.
Mapa de Concentração Máxima Aceitável (CMA)
O SCBR oferece dois tipos de mapas de CMA para cada unidade de exposição definida pelo usuário no domínio de simulação: a relação entre Concentração/CMA Crítica e a CMA Crítica. No primeiro tipo, é possível visualizar, em escala logarítmica, quantas vezes a concentração definida pelo usuário no módulo Risco está acima ou abaixo da CMA crítica. No segundo tipo, é apresentada a menor CMA crítica calculada pelo SCBR para uma determinada substância química de interesse (SQI) no meio considerado.
Mapa de Condutividade Hidráulica
Considera a heterogeneidade do aquífero com base nos diferentes valores de condutividade hidráulica inseridos nos pontos de análise, sendo gerado pelo método do vizinho mais próximo.
Mapa da Porosidade Efetiva
Assim como o mapa de condutividade hidráulica, este mapa considera a heterogeneidade do aquífero com base nos diferentes valores de porosidade efetiva inseridos nos pontos de análise.
Mapa de Coeficiente de Decaimento
Apresenta o coeficiente de decaimento de uma determinada substância.
Mapa de Retardo
Calculado a partir dos parâmetros hidrogeológicos do solo e físico-químicos da substância química de interesse (SQI), com os dados contidos no banco de dados do SCBR.
Mapa de Velocidade da água subterrânea (componente X e componente Y)
Mapas que representam a velocidade da água subterrânea (m/ano) nas direções X e Y. A direção X corresponde ao eixo paralelo à largura da área de simulação, enquanto a direção Y é o eixo paralelo à altura da área de simulação.
Técnicas de Remediação
O resultado da implementação das diferentes técnicas de remediação, isoladas ou combinadas, é exibido de acordo com o tempo de simulação.
Mapa de Cubagem
Apresenta as camadas de solo com seus respectivos intervalos de profundidade ‘z’. Para cada camada, são gerados os seguintes mapas: o mapa total, que representa uma estimativa da área a ser cubada, delimitada por todas as substâncias presentes no solo da camada analisada, e o mapa de concentração no solo para cada substância.
Gráficos de Inspetores
Por meio de um Inspetor, é possível gerar gráficos de concentração de uma substância em função do tempo, utilizando o inspetor de ponto. Também é possível gerar gráficos dos resultados de simulação em função da distância, com o inspetor de polilinha, e gráficos baseados em valores em um determinado tempo de simulação (Valor na Distância), ou gráficos que mostram os valores máximos, mínimos ou médios em toda a área.
Gráfico Mídia não-saturada
Para a simulação da Mídia Não-Saturada (volatilização e lixiviação), é possível gerar gráficos que mostram a variação das concentrações das substâncias químicas no solo ao longo do tempo, desde a fonte de contaminação até o lençol freático. Além disso, são gerados gráficos do ar, que mostram a concentração das substâncias químicas no ar ao longo do tempo, resultante do processo de volatilização.
3.5 Relatório
O SCBR conta um comando de Assistente de relatório, que permite ao usuário gerar um relatório com todos os dados de entrada e resultados gerados a partir das simulações realizadas. Através de uma sequência de janelas, o usuário seleciona ao informações que irão compor o relatório, tais como:
- Formato de Saída: escolha do formato, nome e pasta do arquivo a ser gerado (.pdf ou .xml);
- Configura Páginas do Relatório: para de cabeçalho (opcional) e título do relatório;
- Anotações do Relatório: permite adicionar anotações para cada elemento disponível;
- Dados de Estudo: informações referentes à identificação, georreferenciamento, domínio e tempo de simulação;
- Dados do Ambiente: referente à caracterização dos elementos do ambiente;
- Dados do Plano de Amostragem: mapas e áreas de amostragem;
- Dados do Risco: dados de entrada e resultados do risco à saúde humana e das concentrações máximas aceitáveis (CMA);
- Dados da Remediação: dados de entrada e caracterização dos elementos de remediação;
- Dados do Resultado: resultados e mapas da simulação do fluxo, cubagem e gráficos gerados;
- Dados dos Inspetores: caracterização e resultados obtidos nos inspetores (ponto, polilinha e área) presentes no domínio de simulação.
3.6 Módulos
Os módulos do SCBR permitem ao usuário configurar o cenário que deseja simular e avaliar os resultados da simulação. A disposição dos módulos é justificada pela ordem das etapas que se segue no gerenciamento ambiental de uma área contaminada. Na versão 3.25, o SCBR possui os seguintes módulos:
- Módulo Estudo
O módulo Estudo é destinado ao fornecimento de informações gerais do cenário da simulação.
- Módulo Ambiente
No Módulo Ambiente são configurados os elementos que vão compor o cenário de contaminação. Neste módulo são inseridas informações hidrogeológicas da área, pontos de análise, fontes de contaminação, obstáculos presentes no domínio de simulação e regiões de interesse no mapa.
- Módulo Amostragem
O módulo Amostragem tem como objetivo assegurar a obtenção de informações confiáveis a respeito da existência, concentração e distribuição na área
investigada de determinadas substâncias, de acordo com o objetivo da fase de investigação para a qual foi desenvolvida. Nesse módulo, o usuário poderá ter acesso às principais configurações da área de amostragem (delimitação), do meio avaliado (solo ou água subterrânea), do esquema de distribuição (amostragem direcionada, aleatória simples, aleatória estratificada e sistemática) e às observações referentes à amostragem.
- Módulo Risco
O Módulo Risco é destinado ao cálculo e geração de mapas de risco à saúde humana e de Concentrações Máximas Aceitáveis (CMA). Neste módulo são
fornecidas ao SCBR, através do objeto Uso do Solo, as informações referentes à norma adotada, aos receptores, contaminantes nos meios e às vias de ingresso. Como resultado, o SCBR calcula e gera mapas de riscos carcinogênico e não carcinogênico, e mapas de CMA Crítica e de relação Concentração / CMA Crítica.
- Módulo Remediação
O módulo Remediação tem como objetivo simular tecnologias de remediação em áreas impactadas, auxiliando o usuário na escolha da melhor técnica para o cenário simulado. Ele inclui cinco técnicas disponíveis: Bombeamentos, Barreiras Lineares, Barreiras Poligonais, Áreas Reativas e Áreas de Cubagem.
- Módulo Resultado
No módulo Resultados são apresentados os resultados das simulações do SCBR através de mapas e gráficos e informações pontuais.